Não somente o leitor, seu leitor, mas aqueles que amam a literatura de qualquer gênero?A maioria dos blogs e Igs literários é criado por amantes da literatura em primeiro lugar. São criadores de conteúdo, pessoas que querem e gostam de compartilhar suas leituras, livros, autores, tornando-se excelentes ferramenta de divulgação do nome e obra de novos escritores.
Os blogs e Igs, compartilham os sentimentos envolvidos ao longo de sua leitura, suas opiniões, dissabores e expectativas, abrem espaço formando uma rede de interesse, buscando novos leitores, novas leituras e novas indicações de livros, criam um local para a construção de uma comunidade literária, e para isso, se utiliza de uma série de recursos: fotos bem elaboradas, resenhas, vídeos, grupos online de leituras, parcerias, eventos etc.
Essa disseminação é feita por diversas mídias e comunidades digitais como Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, blogs, sites, Skoob, YouTube entre outros.
Esse buzz criado na rede é o combustível que impulsiona a venda do livro do autor não tão conhecido, mas que “caiu na graça” de um Booktuber consagrado, por exemplo. Estes influenciadores e canais de comunicação ajudam a divulgar o autor e suas obras, através da indicação. Esta influência positiva em outros leitores abre a possibilidade de interação do autor com o leitor, criando uma comunidade virtual em torno da obra e do escritor.
Para se ter ideia, hoje o Ig literário Mamãe Tá Lendo, possui no Instagram, cerca de 20k seguidores, uma média de 17k impressões e alcance de 4500 contas. Vislumbre que estes números podem ser compartilhados para sua obra ou seu nome, quando ocorre uma indicação, post de resenha ou vídeo de divulgação. Uma postagem feita essa semana, de um autor nacional, atingiu um envolvimento de 2300 pessoas, ou seja, essa obra foi divulgada para 2300 pessoas de uma forma orgânica, segmentada e possivelmente atraiu novos leitores para este autor.
Os parceiros e influenciadores literários não devem ser confundidos com críticos literários. Eles representam uma classe de leitores vorazes, que consomem literatura, e expressam seus gostos e desgostos dentro deste universo. Por já terem criado uma comunidade fiel dentro das redes sociais, eles influenciam cada vez mais nas vendas de uma obra e repercussão do nome do autor.📚💻📲🙋🤜 #marketingliterario#marketingliterário #marketingdigital#marketingdigitalparaautores #escritor#escritores #marketingdeautor#autorindependente#escritorindependente #autora#escritora #escritacriativa