Para o autor iniciar suas redes sociais, ele terá primeiramente que definir o seu público leitor. Mas como construir uma rede de leitores se não sei como encontrá-los na internet?
1º – Defina o gênero do seu livro.
Se o seu livro é do gênero horror, de nada adianta, inicialmente, apresentar seu trabalho para leitores de romances de época. Definir um gênero para o seu livro ajuda você a ser mais assertivo na criação de uma relação entre autor-leitor.
2º – Busque leitores em redes sociais de gênero semelhantes.
Encontre outros livros que sejam do mesmo gênero ou que tenham um enredo ou temas semelhantes e analise quem são seus seguidores e convide-os a seguir sua conta. Entendendo como estes leitores se comportam, você conseguirá criar uma estratégia de divulgação de sucesso.
Procure comunidades on-line interessadas no gênero do seu livro ou que gostem dos trabalhos de autores que te inspiram e que sirvam de referência.
3º – Entenda seu atual leitor.
Analise as métricas de seus seguidores, estude os horários que existe maior engajamento com seus posts, quais os formatos de posts que geram maior repercussão, faça enquetes e perguntas, responda todos os comentários, diversifique nos formatos e horários para ver quais dão mais retorno, etc. Quando se trata de identificar o público leitor do seu livro, às vezes a resposta está bem na sua frente.
#marketingliterario #marketingliterário#marketingdigital#marketingdigitalparaautores #escritor#escritores #marketingdeautor#autorindependente#escritorindependente #autora #escritora#escritacriativa