QUANDO E COMO OBTER RESENHAS DO SEU LIVRO

Já escrevemos aqui o poder dos influenciadores literários e como suas indicações impactam diretamente nas vendas de livros. Veja aqui o texto de IGS literários

Temos que ressaltar inicialmente que, o mais importante do que inúmeras resenhas que seu livro irá receber, é o alcance que estas resenhas terão junto ao seu público leitor. De anda adianta várias resenhas em IGs  (Instagram) onde os seguidores, na sua maioria , são de gênero totalmente oposto ao do seu livro. Ou que possua vários seguidores, mas nenhum engajamento com os posts publicados. O que irá contar para a divulgação do seu livro é a qualidade do resenhista e seu poder de alcançar o seu leitor.

No universo digital literário é comum autores iniciantes fechar parcerias com blogs , IGs e Vlogs com o intuito de difundir sua obra. É uma excelente estratégia de divulgação. Mas em que momento essa parceria deve ser fechada?

No momento em que seu livro estiver sendo finalizado, é possível que algumas pessoas possam lê-lo e dar um feedback inicial. Para isso, caso você não tenha um leitor beta, envie seu livro para alguns amigos ou conhecidos que apreciem o gênero literário abordado na obra. Leitores frenéticos AMAM ganhar livros, eles ficarão feliz com o presente e você terá a opinião de alguns leitores apreciadores da temática apresentada.

Já com os influenciadores, temos hoje, vários canais extremamente influentes que são requisitados pelos renomados escritores. Para se aproximar deles, crie uma conexão com estas pessoas valorizando seu trabalho, acompanhando suas postagens. Interaja dentro das redes sociais. Monte uma lista, colocando qual o gênero do canal, qual a média de comentários em posts de resenhas ela tem ou visualizações do vídeo. Procure saber se estes canais possuem um mídia kit, informando como funciona seus serviços, valores (quando houver), condições de divulgação e formas de entrar em contato.

Cansei de ver muitos influenciadores reclamarem que alguns autores enviam através de Direct (Instagram), Messeger (Facebook) , email ou comentários, seus livros para resenha, sem NUNCA ter comentado nenhuma postagem do canal, as vezes, nem seguem o canal e já enviam o ebook para divulgação. Esta atitude não é vista com bons olhos e deve ser evitada a todo custo. Assim, a construção de um relacionamento entre escritor e influenciador, é o primeiro passo a ser dado para se conseguir uma boa resenha e parceria.

Como é um trabalho de médio/longo prazo, não deixe para a semana de lançamento do livro, para começar a pensar nestes parceiros importantes.

Tais influenciadores, mesmo os de número não tão astronômico de seguidores, já representam uma parte importante na sua divulgação, uma vez que alcançam diretamente seus leitores e chancelam seu livro, indicando-o.

Quando um canal literário aceitar resenhar seu livro, esclareça quais serão as formas de divulgação da resenha (feed do Instagram, Stories, vídeo no You Tube, comentários no Skoob e Amazon, onde ela será postada, quem será marcado na resenha, prazo para entrega, como você fará a repostagem da divulgação etc). Tudo devidamente definido para ambas as partes se beneficiarem de forma legítima e equilibrada.

Quando você receber uma resenha, compartilhe nas suas redes sócias, marque o resenhista e seus canais, agradeça a atenção e empenho na leitura e indique os canais do seu parceiro. Esta troca entre autor e resenhistas pode gerar excelentes frutos.

Facebook
WhatsApp
Email
Pinterest
Deixe um comentário