Nos nossos posts anteriores, falamos da importância de ser um site e como escolher a plataforma que melhor atende as suas necessidades. Mas o que deve ter no website e como isso vai auxiliar na venda do meu livro?
Não importa se você possui um site com várias páginas internas ou apenas uma landing page (Landing Page é uma página que possui todos os elementos voltados à conversão do visitante em Lead, cliente ou leitor), de nada adianta se você não souber como trabalhar com esta ferramenta.
Assim, vamos começar pela primeira página que seu visitante tem contato, a Home. Na Home o seu visitante deve encontrar as informações sobre o que aquele site trata, só de bater o olho. A forma que você passa informações relevantes para seu visitante é de extrema importância. Se ele tem que clicar em vários ícones e botões para encontrar a informação que procura, não terá uma experiência de navegação fluída e agradável.
Mostre na Home ou na sua página única, que o seu site trata de uma página de escritor ou de um livro, apresente a temática da sua escrita, quem você é e o que já lançou, tudo isso de uma forma breve e direta. Caso o visitante queira saber mais um pouco sobre algum assunto, ele pode clicar em algum local e se aprofundar nestas informações.
Neste conceito, utilize botões de ação (call to action) para indicar qual ação você quer que seu visitante faça, como por exemplo: saiba mais sobre você, explore mais sobre o livro XX, compre o livro YY ou apenas deixe um email de contato para vocês se comunicarem de uma forma mais constante e direta.
Mas o que devo fazer com as informações coletadas no meu site, como posso trabalhar meu marketing através dele?
É importante que seu site tenha um design atraente, funcional e que represente o autor e sua escrita, mas esta ferramenta também deve ter mecanismos que auxiliem na divulgação do seu nome como escritor e na venda de seus livros.
Para isso, existem algumas ferramentas que devem estrar integradas ao site como, um CRM* básico. O CRM – Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management) pode ajudar a aumentar as vendas por meio da organização e automação dos processos de fidelidade e a satisfação do cliente nas áreas de vendas, marketing e atendimento ao cliente.
“Nossa, mas isso é muito sofisticado para mim, que só quero vender meu único livro publicado”, você pode estar pensando. O CRM pode ser feito através de uma lista de email em Excel, por exemplo. Quando alguém se inscreve no seu newsletter, ela quer receber conteúdo e informações que você gera e aquele email estará armazenado no site. Quando um visitante compra o seu livro através do seu site, esta informação também fica armazenada dentro do seu site. A comunicação que você deve ter para cada uma destas pessoas é diferente, pois estão em diferentes etapas do funil de venda (leia nosso material sobre funil de vendas aqui). Para você conseguir trabalhar através de email marketing seus visitantes e clientes, uma organização dos e-mails deve ser feita e as ações correspondentes aos respectivos clientes devem ser implementadas.
Se você é uma editora de pequeno porte ou um escritor independente, não seria maravilhoso se o seu site mandasse um email para aquele cliente que colocou 3 livros no carrinho de compras, mas não a finalizou? Isso é possível com uma simples automação de disparo de e-mails dentro do site. E se você gerasse um cupom de desconto no mês de aniversário dos seus leitores? Se conseguisse informar aos leitores cadastrados que você tem um conto novo disponível no site para download gratuito? Que está com um ebook novo à venda? Informasse que um novo livro da série que ele comprou o 1º volume já está em pré-venda? Tudo isso pode ser feito através de automações dentro do seu website, focando em uma relação mais próxima leitor.
Tudo isso em conjunto com divulgações e relacionamento com leitores dentro das redes sociais, encaminham este seguidor par ase tornar um leitor e um comprador do seu livro.
Já nas redes sociais, as ações feitas nestes canais de comunicação devem encaminhar seus leitores para o seu site, sempre que for possível e pertinente à ação, pois assim, você consegue trabalhar seus visitantes de uma forma otimizada, assertiva e direta, tendo mais chances de venda.