Nós já dissemos isso antes, mas o marketing do seu livro deve começar no momento em que você decide escreve-lo.
Mas com essa premissa vem a dúvida, mas sobre o que irei postar nas redes sociais se o livro está sendo escrito ainda?
O Marketing Digital e as Redes Sociais se baseiam em relacionamentos e interesses em comum, alicerce para a construção de um relacionamento social.
No momento em que se está iniciando a escrita de um livro, existe toda a construção da história, o processo criativo, influências, inspirações, personagens, ambientação, enredo etc. Tudo isso é material para ser trabalhado na divulgação do seu nome com escritor e da sua futura obra.
O primeiro passo é identificar o seu público leitor. Quem é ele, onde mora, quais são seus hábitos, qual a sua rotina dentro da web. Para essa identificação, você tem que ter em mente para quem você está escrevendo o seu livro. TEMOS UM POST FALANDO SOBRE O PÚBLICO LEITOR
Já sabendo para quem você vai fazer as suas postagens, o segundo passo é a escolha das redes sociais a serem utilizadas. Escolha, pelo menos 2 canais digitais de comunicação e trabalhe muito bem o seu conteúdo. Escolha as redes que seu leitor frequenta.
O terceiro passo a ser dado é a criação das contas nestas redes socais, como autor. Nada de misturar contas pessoais com profissionais.
Se você já sabe em quais canais os seus futuros leitores estão e já criou as suas contas profissionais, podemos começar a pensar no conteúdo que será postado em cada uma delas. Para facilitar o processo de criação e postagem, elabore um calendário editorial com temas já estipulados. O ideal é que a temática trabalhada não seja repetitiva e seja entregue em formatos variados (imagem, vídeo, áudio etc) utilizando todas as opções que o canal digital escolhido, permite. VEJA AQUI UMA MATÉRIA NOSSA SOBRE CONTEÚDO.
E por último, mas não menos importante, você tem que ter consistência no fluxo de entrega de conteúdo para seus futuros leitores.
Um ponto importante neste processo todo é sempre ter em mente que, suas postagens não são para você e sim para seus leitores. Faça das suas redes sociais e de outros canais digitais um convite para o leitor te acompanhar na construção do seu livro. Caso você esteja fazendo uma pesquisa de campo, passe essa experiência para seus seguidores, construa uma conexão real com eles, para quando publicar seu livro, este esteja havido para lê -lo, pois participou ativamente de todo processo.