COMO EQUILIBRAR O TEMPO ENTRE A ESCRITA E O MARKETING DO SEU LIVRO

Temos total consciência de que conciliar a carreira de escritor com o trabalho de marketing do seu livro é extremamente difícil e angustiante.

Isso porque é muito difícil conseguir criar um processo estratégico de divulgação sem nenhum auxilio. Todas as etapas a serem seguidas têm que ser estruturadas para acompanhar o leitor dentro desta jornada de compra.

Assim, o primeiro passo é desenhar o fluxo do leitor até o momento da compra do seu livro. Escreva as ações que impactarão este leitor e quais resultados serão gerados para passar para a próxima etapa. Vamos a um exemplo: dentro das redes sociais existem pessoas que não são suas seguidoras e nunca ouviram falar do seu nome ou da sua obra, existem aqueles que são seus seguidores, mas não compraram um dos seus livros e existem aqueles que já leram o seu livro e seguem suas redes sociais e estão em constante interação com as suas contas sociais. Cada um destes arquétipos deve ser impactado com conteúdo diferente. Esse fluxo de conteúdo deve ser muito bem trabalhado a fim de evitar que o seguidor/leitor se perca neste processo.

Já tendo o processo de compra desenhado e as ações de impacto definidas, devemos passar para análise dos canais de comunicação, o que já falamos em outro post.

Tendo estes dois pontos definidos, teremos que criar conteúdo para cada uma destas etapas. Não esqueça de criar conteúdo variado. Poste estes conteúdos em horários variados e analise quais estão gerando maior engajamento.

Sei que no início é muito trabalho para ser realizado por uma pessoa sem conhecimento na área, mas se houver organização, é possível ter postagens assertivas com a utilização de pouco tempo.

A criação de um calendário de postagens do mês inteiro é uma boa solução para otimizar o trabalho.

Existem também app de automação de postagens onde você programa o dia e horário e a postagem é publicada dentro da rede social selecionada. A maioria deste apps são pagos.

Com todos estes pontos já assegurados fica mais fácil organizar os posts dentro do calendário. Para isso, disponibilize um dia para agendar estas postagens dentro das redes sociais escolhidas ou trabalhe 2 horas por semana para realizar esta organização. Caso não vá trabalhar com um app de automação, uma planilha de Excel resolve o problema de visualização das informações dentro de cada post.

De qualquer forma, não deixe de trabalhar suas redes com consistência que o resultado aparecerá.

Facebook
WhatsApp
Email
Pinterest
Deixe um comentário